quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Carne Levare, o fim da música e outras coisas

Carne Levare - Festa católica e espiritualizada


A festa hedionda inicia-se amanhã. Em certos lugarejos das regiões mais setentrionais do país já começou há tempos e não tem data para terminar. Brasília incluída.
Fagocitada pela Igreja Católica a partir de bacanais pagãos, foi transformada pelos séculos em um período em que o Zé-Povinho toma as rédeas do mundo e libera seus instintos primatas. O país inunda-se por uma semana com insuportáveis batucadas e patéticas fantasias. São os bobos da corte tornando-se... Corte.
Por alguns dias torna-se difícil manter as orelhas a salvo. Eles estão em todos os lugares, mantendo seus dedos e polegares não-opositores ocupados na tentativa de aumentar mais e mais o volume. Não se cansam.
Quem dera, porém, que tal fenômeno ocorresse apenas durante uma mísera semana por ano. Não. Amanhã começa apenas o apogeu da detestável cruzada nacional que tenciona destruir a boa música.
Pensemos.
Outros países são capazes de produzir ritmos desagradáveis. Qual, porém, rivaliza-se com o Brasil? Além de nossos tradicionais produtos de exportação - futebol, travestis e prostitutas - inundamos o mundo com uma série de arremedos musicais:
  • Samba
  • Pagode
  • Axé
  • Funk
  • Forró
Tais "estilos" musicais agem como vírus, invadindo os proto-encéfalos de menor vigor que abundam por aqui, disseminando-se exponencialmente e relegando a nichos restritos a boa música.
Nesse feriado isolar-me-ei em um sítio a fim de evitar a Síndrome de Boerhaave. Qualquer desgraçado que tentar infectar-me com suas musiquetas será recompensado com a compreensão do motivo pelo qual o homem branco dominou o mundo há alguns séculos apenas com alguns gramas de chumbo, enxofre, salitre e carvão vegetal.

Este é o Malleus Maleficarum.

1 Comentários:

Blogger Fred Fomm disse...

Caro CK,

tudo na vida tem um lado bom - exceto talvez o LP do Oswaldo Montenegro. A parte boa do carnaval é que ele acaba, e ao final dele (dia 22) a OSESP estrategicamente fará a abertura de sua temporada 2007.

Como se o Neschling dissesse, 'agora chega; deu moçada'.

Porém até lá...

16 de fevereiro de 2007 às 13:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial