quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A crise americana explicada para alfaces.

A melhor explicação da crise imobiliária americana que vi até agora:



Um show de didática!

4 Comentários:

Blogger Séfora disse...

Obrigada pelo link!!

27 de fevereiro de 2009 às 09:13  
Blogger Tigre disse...

Muito bacana... ganha da do "boteco do Biu".

27 de fevereiro de 2009 às 13:56  
Blogger Tigre disse...

O seu Biu tem um boteco, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bebuns e quase todos desempregados.

Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito e o aumento da margem de lucro para compensar o risco).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível como chequinhos pré-datados, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, *&%$#@, TDA, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer. Ou seja, pegam mais dinheiro no mercado para financiar novos pinguços do seu Biu.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece, alias nem querem saber ( as tais cadernetas do seu Biu ), mas cujo resultado alimenta o bonus dos zécutivos por bons anos e com seus bons resultados atraem investidores profissionais, fundos de investimentos, fundos de pensão, aposentados, viúvas desamparadas, etc...

Esses derivativos são sendo negociados como se fossem títulos sérios, por gente supostamente séria e especialista em investimento, usando de fortes garantias reais e risco gerenciado com participação de seguradoras sérias, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o boteco do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu.

28 de fevereiro de 2009 às 11:25  
Blogger Der Hexenhammer disse...

Tigre, isso é a legenda em Zambiês? :D

3 de março de 2009 às 21:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial