terça-feira, 3 de março de 2009

Por que alguns retratos parecem nos seguir com os olhos?


- Tô de olho no sinhô!



Por que os olhos de alguns quadros parecem nos seguir?

Praticamente todas as pessoas já tiveram a oportunidade de admirar um retrato, seja um quadro ou fotografia, em que os olhos do modelo parecem seguir o observador, não importando o ângulo a partir do qual ele esteja observando a obra.

Apesar de aparentemente sobrenatural, esse efeito pode ser explicado apenas por algumas propriedades das imagens bidimensionais.

De acordo com James Todd, professor da Ohio University, tudo que é necessário é que a pessoa retratada olhe diretamente para a câmera ou para o pintor. Nossos processos de percepção visual se encarregam do resto.

"A idéia principal é simples: Não importa o ângulo sob o qual se observe a imagem, ela não muda. É uma superfície plana. O padrão de luz e sombra sempre permanece o mesmo."

"Descobrimos que a nossa percepção visual de uma imagem permanece bastante inalterada independentemente do ângulo de onde a observamos. Se uma pessoa retratada estiver olhando diretamente para a frente, ela sempre terá essa aparência, não importa de onde seja vista."

"Ao observar superfícies reais na natureza, a informação visual que define os pontos próximos e distantes que a compõe varia conforme as mudanças de direção. Quando observamos uma pintura na parede, por outro lado, a informação visual que define os pontos próximos e distantes não é afetada pelo ângulo."

O mais impressionante de tudo isso é que, devido ao incrível refinamento do nosso sistema visual ao detectar a direção dos olhos alheios (uma qualidade muito importante pra saber se a moça bonita ou o troglodita com um porrete na mão estão olhando em nossa direção!), pequeníssimos desvios acabam com o efeito explicado acima, como pode ser visto na última imagem que incluí abaixo, a do Gollum.

Mais exemplos de imagens desse tipo:

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bom! Especialmente a foto do Gollum transformada em pintura!

3 de março de 2009 às 12:03  
Blogger Séfora disse...

No museu do Ipiranga tem um quadro enorme que tem esse efeito digamos assustador.Eu não gostaria de passar a noite lá... rsrsrs!!

3 de março de 2009 às 16:40  
Blogger Unknown disse...

tenho pânico disso mesmo rs

4 de março de 2009 às 22:47  
Anonymous Gabriel disse...

Esta técnica de pintar olhos de forma a que eles aparentem nos seguir quando os olhamos tem um nome. Alguém poderia informar que é?

Meu e-mail é stormrunner@bol.com.br

Gostaria muito de saber, por favor!

22 de julho de 2009 às 00:25  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial